• Alessandro Meiguins

Existe vida após a carne. Helena Rizzo dá a receita

A chef Helena Rizzo ensina a fazer hambúrguer sem carne.  Ou, para os entendidos, pum-de-metano-free burger, porque não leva carne vermelha e, portanto, não envolve o gado e seu poderoso gás de efeito estufa.



HAMBURGUER DE ABÓBORA, MILHO E GERGELIM

INGREDIENTES:

1⁄2 abóbora kabochan 2 cebolas cortadas em julienne 4 espigas de milho 200 g de sementes de abóbora 200 g de gergelim branco 100 g de coalhada fresca Sal 1 ramo de coentro 1 pitada de curry 1 pitada de canela Azeite de oliva

MODO DE PREPARO:

1. Cortar a abóbora em duas partes e retirar as sementes. 2 Colocar em uma assadeira com a casca para baixo e temperar com azeite de oliva e sal. 3. Assar em forno médio (180 graus), por aproximadamente 30 minutos (ou até a polpa ficar macia). 4. Cozinhar as espigas de milho em água fervente com um pouco de sal. Depois de pronto, debulhe os grãos cozidos. Reserve. 5. Bata as sementes de abóbora no liquidificador, rapidamente. Doure a cebola em uma frigideira, com um fio de azeite. 6. Retire a polpa da abóbora assada com uma colher e coloque em uma vasilha. Amasse com um garfo e acrescente a cebola dourada, o milho e as sementes de girassol. Misture bem e tempere com sal, curry e canela. 7. Deixe esfriar e forme os hambúrgueres, com aproximadamente 1 cm de altura e 7 cm de diâmetro. Passe os dois lados dos hambúrgueres no gergelim e doure em uma frigideira com um fio de azeite.

8. Na hora de servir - ou de comer! -, aqueça por alguns minutos no forno, acrescente em cima uma colher de coalhada fresca e o coentro picado. Helena Rizzo é uma chef e restaurateur brasileira. Ela é dona do restaurante Maní, em São Paulo, e foi eleita a melhor chef feminina do ano pela Restaurant Magazine em 2014.

Fervura:
Versão
Beta

fervura_baixa03.jpg

Notícias quentes da frente climática